Confira todos os detalhes do Miss Centenário Brasil-Japão

Laís Higashi (5ª colocada – PR), Tsuellen Assanuma (4ª – RS), Karina Nakahara (Miss Centenário Brasil-Japão – SP), Juliana Higa (3ª – SP) e Natália Catrochio (2ª- PR)

(*Reportagem: Kelly Nagaoka | Fotos: Nei Toledol)

Confira a classificação do
Miss Centenário Brasil-Japão
1ª – Karina Eiko Nakahara
Miss Centenário São Paulo e Miss Centenário Alto Tietê
2ª – Natália Miura Catrochio
Miss Centenário Paraná
3ª – Juliana Midori Higa
Miss Centenário Sudoeste de São Paulo e Vale do Ribeira
4ª – Tsuellen Harumi Assanuma
Miss Centenário Rio Grande do Sul
5ª – Laís Naoko Higashi
Miss Nikkey Imim 100 e 1ª Princesa do Miss Centenário Paraná

A bancária e dentista Karina Eiko Nakahara, de Mogi das Cruzes, vencedora do Miss Centenário Alto Tietê e Miss Centenário São Paulo foi eleita a Miss Centenário Brasil-Japão, realizado em 17 de maio, no ginásio do Ibirapuera. Karina, de 26 anos, ganhou um carro e uma viagem a Punta del Este, no Uruguai.

A cirurgiã-dentista e bancária afirma não saber ao certo o que a levou à vitória e ressalta a importância do concurso não somente pela beleza das candidatas, mas por permitir que a cultura japonesa ganhe cada vez mais reconhecimento. “O mais importante é que está voltando a atenção das pessoas para os cem anos de imigração, que foram de muita luta”, afirma.

Apesar do reconhecimento e de pessoas parabenizando, o título veio como uma surpresa muito boa. “Não esperava tanto. Mas a ficha ainda não caiu”, confessa.

Miss Centenário tem desfile inspirado em mangá e animê

O visual do primeiro desfile das candidatas foi criado pelo estilista Jeová Araújo, um dos jurados do Miss Centenário Brasil-Japão. ”O Jeová, que mora em Nova York, criou as roupas com influência do look mangá e animê”, contou o apresentador Kendi Yamai.

Antes dos desfiles, algumas candidatas deram os seus depoimentos ao site EnsaioNB. Confira:

“Estou nervosa. Cerca de 40 pessoas de Mato Grosso do Sul vieram torcer por mim. Há quase uma semana venho me preparando. Já havia participado de outros concursos, como o Festival do Japão 2006, onde fiquei com a segunda colocação. Minha vida nunca foi glamourosa. Hoje as pessoas me reconhecem mais. Estar aqui é mais um hobby, pois não sou agenciada e não tenho book”
Maira Shiraishi (1ª Princesa do Miss Nikkei MS)

“Meu pai mora no Japão. Estão na torcida minha mãe, meu namorado e o pessoal da associação. Nem penso mais que é um concurso. Vejo como um desfile. Acho que vou mais me divertir”
Natália Fujimura (Miss Centenário Santa Catarina)

“Estou tranqüila e honrada em participar deste concurso que carrega nossa raiz e origem. A seletiva no Pará foi muito rigorosa”
Larissa Noguchi (Miss Centenário Pará)

“Estou um pouco ansiosa. Minha expectativa hoje é prestar homenagem aos imigrantes japoneses”
Regina Nishitani (Miss Centenário Mato Grosso)

 

Desfile em traje de gala

No segundo desfile, as candidatas usaram vestidos feitos por estilistas renomados, como Érika Ikezili, Tiyomi Kitasato, Marcelo Quadros, Chris Daud, Marcela Santana e Emanuelle Junqueira.

Além de avaliar os atributos básicos, como beleza, elegância e desenvoltura, os jurados puderam conhecer melhor cada uma em uma curta apresentação que fizeram após o último desfile.

Bastidores do Miss Centenário

Sabrina Sato e Kendi Yamai

Com muito bom humor, Sabrina Sato animou o público na primeira parte do concurso, ao lado dos apresentadores Kendi Yamai e Amaury Júnior (RedeTV!), que confirmou a matéria sobre o Miss, no próximo sábado, dia 24, entre 22 horas e 0h30.

De acordo com Kendi Yamai, a vencedora Karina Eiko Nakahara deverá participar da cerimônia de abertura do centenário da imigração japonesa no Brasil, que terá a presença do príncipe-herdeiro Naruhito, e da Semana da Cultura Japonesa, de 13 a 22 de junho, com shows, palestras, comidas típicas, workshops e exposições. “Ela tem tudo para ser modelo internacional”, enfatizou Kendi.

Apoio da família vencedora

Família Nakahara: Vânia, Carlos e Andrews

Ao lado do palco, estava o namorado Rodrigo e o irmão Andrews. “É um sonho que ela tinha de representar a família através deste concurso”, afirmou Rodrigo. Já Andrews era um dos mais animados. “É muito emocionante vê-la ganhar. Ela merece, pois lutou muito, participando de vários concursos”. Para chegar à grande final, a mestiça Karina, cujo pai é descendente, precisou vencer o Miss Centenário São-Paulo e o Miss Centenário Alto Tietê.

“Todas as candidatas eram lindas. Estou muito feliz. Ela é uma filha excelente, querida, muito verdadeira, sincera e espontânea”, elogiou a mãe, Vânia. Para o pai, Carlos, a persistência, a garra e a determinação da filha a levaram à primeira colocação. ”Estou muito orgulhoso. Foi um pouco cansativo, mas valeu a pena”, desabafou.

Yamabuki Taikô, de Suzano

Atrações

Entre o anúncio da vencedora – que ocorreu após a 1 hora da manhã, no meio da apresentação do grupo KLB – ocorreram shows de taikô, de cosplayers, de street dance, do cantor Joe Hirata e do Carnaval da Unidos de Vila Maria.

Jurados

Após desfiles com trajes em mangá e animê e vestidos criados por estilistas especialmente para o concurso, as candidatas foram avaliadas por 20 jurados, entre eles, Nancy Saeki (dona do restaurante Shintori), o endocrinologista Maurício Hirata, o jornalista da Revista Veja São Paulo Alvaro Leme, a Miss Brasil Natália Guimarães e a dermatologista Ligia Kogos.

*Colaboração: Vanessa Maeji/NJ